Produção descentralizada

Garantir uma integração eficiente de recursos distribuídos e das comunidades energéticas na rede, sem afectar os padrões de qualidade de serviço.

Produção descentralizada

Esta linha de trabalho tem como objetivos principais o estudo de instalações de soluções de produção solar fotovoltaica em escolas, esquadras de polícia e quarteis de bombeiros do município do Porto, em regime de autoconsumo. E a monitorização do impacto destas instalações na estabilidade da rede elétrica de baixa tensão.

  • A CMP e a sua AdEP estão a planear implementar uma das primeiras comunidades energéticas em Portugal, em alguns bairros do município do Porto. Este projeto assume-se como uma excelente oportunidade para testar novas soluções tecnológicas e novos serviços energéticos que vão ajudar a cidade e a sua rede elétrica a prepararem-se para o enorme desafio da transição energética.
Neste contexto a equipa estará a trabalhar em 3 áreas de ação:

Monitorização da rede BT

  • Dotar as redes alvo com a infraestrutura e equipamentos necessários à sua monitorização e supervisão e criar plataformas de suporte à disponibilização de dados e informação útil.

Estudo e Visualização Dinâmica da Rede

  • Previsão, simulação e monitorização das redes alvo com base em dados obtidos pela infraestrutura InovGrid e equipamentos adicionais de monitorização em tempo-real.

Estratégias de Controlo de Recursos de Rede e/ou Distribuídos

  • Desenvolvimento e implementação de estratégias de controlo de equipamentos de rede e recursos distribuídos para uma adequada e eficiente gestão da rede.