Veiculos Elétricos
Os veículos elétricos estão a mudar a forma como nos deslocamos e vivemos.
A aposta nestes veículos é uma parte importante da mobilidade sustentável a longo prazo.
A aposta nestes veículos é uma parte importante da mobilidade sustentável a longo prazo.
A mobilidade elétrica em Portugal tem registado um grande crescimento e está previsto um aumento ainda mais significativo nos próximos cinco a 10 anos. Há muitas vantagens no crescimento da mobilidade elétrica, incluindo: a descarbonização da economia, a redução da dependência energética, a diminuição da pegada ecológica e do ruído e o aumento da eficiência energética dos transportes.
No final de 2020, Portugal tinha uma frota total de 66.523 veículos elétricos ligeiros, e 121 elétricos pesados.
A Mobi.e (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica) regista ainda um total de 1774 pontos de carregamento no final de 2019.
Que impacto terá a mobilidade elétrica na rede de distribuição?
O crescimento da mobilidade elétrica representa o reforço do papel do Operador de Rede de Distribuição (ORD) e da rede de distribuição, uma vez que os veículos elétricos dependem da existência de uma infraestrutura de carregamento, o que, num cenário de maior penetração de veículos elétricos, levará o ORD a assumir um papel muito relevante enquanto operador das redes locais, facilitador de mercado e gestor de dados de consumo.
Qual será a resposta a estas alterações?
A rede de distribuição irá garantir sempre o fornecimento de eletricidade sem perturbações. Haverá uma aposta em soluções de carregamento inteligente para evitar investimentos elevados e o recurso a energias não renováveis, nunca esquecendo as questões de cibersegurança.