Transição Energética

Mudança fundamental de paradigma no sector energético

A transição energética é um movimento que está a transformar a sociedade e sobretudo o sector elétrico, desconfigurando completamente o seu modelo de operação unidirecional e baseado em produção de eletricidade suportada em combustíveis fosseis, com um objetivo designado por 3 D’s - Descarbonizar, Descentralizar, Digitalizar.

Redes Elétricas

Mudança fundamental de paradigma no sector energético

A Transição Energética representa uma mudança disruptiva no setor energético global, através da utilização de energia renovável (ex: hídrica, eólica, solar) em vez de energia proveniente de combustíveis fósseis (ex: petróleo, gás natural, carvão), do aumento da eficiência energética e duma maior eletrificação do consumo. Exige uma gestão complexa e ativa das redes elétricas, que interligarão um enorme conjunto de recursos distribuídos de consumo e produção, recorrendo a soluções inovadoras, novas tecnologias, comunicação e gestão massiva de dados e processos digitais

O aumento da população e do consumo de energia mundial estão a contribuir para o aquecimento global e para o aumento da frequência de fenómenos climatéricos extraordinários.

A transição energética tem como objetivo inverter este caminho e reduzir o nível de poluição gerada, permitindo o crescimento económico e social sustentável.

Para promover a descarbonização da economia e a neutralidade carbónica até 2050, existem metas concretas em Portugal a atingir até 2030, segundo o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC):

  • Emissões GEE: - 45% - 55%
  • Eficiência Energética: 35%
  • Renováveis: 47%
  • Renováveis nos transportes: 20%
  • Interligações Elétricas: 15%