Descentralizar
Aumento da produção distribuída, local e com origem em recursos renováveis e a possibilidade de os consumidores poderem ser produtores de energia.
Aumento da produção distribuída, local e com origem em recursos renováveis e a possibilidade de os consumidores poderem ser produtores de energia.
A produção descentralizada de energia ou microgeração, refere-se à possibilidade do consumidor, particular ou empresa, poder produzir a sua própria energia, recorrendo para tal a equipamentos de pequena escala, como, por exemplo, painéis solares, microturbinas, microeólicas ou mini-hídricas. A energia produzida pode ser aproveitada para o aquecimento de águas sanitárias ou para a produção de energia eléctrica, que pode ser vendida à rede de distribuição nacional.
A evolução
A produção descentralizada de energia constitui, possivelmente, a maior revolução dos sistemas de energia nos últimos anos. Acredita-se que a energia fotovoltaica venha a atingir o custo de paridade com a rede no futuro próximo, e que a energia micro-eólica, assim como os sistemas de micro-CHP (combined heat and power) sejam mais rentáveis.
Sendo que o modelo clássico de produção e transmissão de energia se depara com um número cada vez maior de dificuldades operacionais e com custos crescentes, a produção descentralizada, recorrendo a fontes renováveis que permitem a redução dos níveis de CO2, responde a esses problemas e permite uma maior flexibilidade na eleição das fontes de produção de energia mais adequadas.
Estas tecnologias põem em questão o modelo hierárquico e centralizado, obrigando a que as redes passem a funcionar num modelo descentralizado. Esta evolução traduzirá uma oportunidade para todos os actores do Sistema Energético Nacional. Portugal tem dado passos relevantes nesta matéria, existindo legislação adequada e protagonistas nos diferentes elementos da cadeia de valor. Grandes tendências e projetos, como a penetração do veículo elétrico, o projeto de redes inteligentes InovGrid, entre outros, constituem marcos relevantes que ajudarão a colocar o país numa posição de destaque.
Condições de Portugal
O nosso país apresenta condições bastante favoráveis ao aproveitamento da maior parte das fontes de energia renovável existentes, destacando-se a energia solar pelo facto de Portugal ser um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. O número médio anual de horas de Sol varia, no território continental, entre as 2200 e as 3000 horas, enquanto que por exemplo na Alemanha este número se situa entre 1200 e 1700 horas.