Digitalizar

Digitalização e sensorização da rede elétrica através de tecnologia avançada, que permita uma gestão mais eficiência da operação e monitorização

Digitalizar

A aposta na digitalização da rede elétrica provém dos avanços nas tecnologias digitais que ficam assim ao dispor do setor da energia e tenham um papel central na orquestração de todos os recursos energéticos da rede.
Tecnologias como big data, inteligência artificial, IoT, e blockchain virão apoiar tanto os gestores das redes elétricas na garantia e segurança do fornecimento de energia, como permitir que os consumidores de energia possam melhorar a sua eficiência energética e ter um papel ativo no mercado de energia, disponibilizando maior flexibilidade das suas cargas à rede, transacionando energia com os seus pares e beneficiando de menores custos de energia e menor pegada de carbono.

A Digitalização da Rede elétrica

O que e a digitalização?
A digitalização é um processo que converte a informação para uma forma digital. À medida que a transformação tecnológica do analógico para o digital avança, as tecnologias digitais tornarão os sistemas energéticos mais ligados, inteligentes, eficientes, fiáveis e sustentáveis ao longo das próximas décadas.
Tecnologias de informação e comunicação (TIC), sensores modernos, big data e inteligência artificial, e a Internet das coisas (IoT) são algumas das tecnologias que podem inovar a forma como utilizamos a energia e ajudar a encontrar soluções para a descarbonização dos nossos sistemas energéticos.

O impacto da digitalização no setor da eletricidade
A digitalização tem um impacto ao longo de toda a cadeia de valor energético, desde a geração ao transporte, distribuição, fornecimento e consumo.
Pode também ajudar a integrar a quota crescente de energias renováveis, fornecendo sistemas elétricos flexíveis que fornecem soluções do lado da procura e armazenamento de energia, inclusive para setores difíceis de descarbonizar.
A digitalização e a utilização extensiva de dados também traz um conjunto de desafios e exige a preservação de elevados padrões de privacidade, segurança e ética, particularmente para questões de cibersegurança. Outro fator de grande importância é assegurar que o setor das TIC seja eficiente e baseado em energias renováveis na sua utilização energética, especialmente num setor que está a crescer rapidamente.
Além disso, o desenvolvimento de soluções digitais necessita de uma infraestrutura adequada para o futuro, com padrões comuns, redes gigabit, e nuvens seguras tanto da geração atual como das próximas gerações.